PLANO COLABORATIVO : AEE , EQUIPE PEDAGÓGICA, PROFESSORES DA SALA COMUM E AGENTES EDUCACIONAIS I E II.
Professora:
Silvana Bassani da Silva
Ano
de 2018.
O
trabalho colaborativo consiste em estratégia pedagógica em que
agentes educacionais I e II, equipe pedagógica, o professor do
ensino comum e o professor especialista planejam, de forma
articulada, procedimentos e estratégias pedagógicas a serem
utilizadas pelos professores para favorecer a aprendizagem dos
conteúdos contidos no currículo escolar, para o atendimento a
estudantes público- alvo da educação especial, mediante ajustes
por parte dos professores.
É
uma forma de trabalho em conjunto, com todos os profissionais da
educação, para resolver dificuldades reais, elaborar planejamentos,
desenvolver mudanças, solucionar problemas. Esse trabalho forma uma
organização em que todos os componentes compartilham as decisões
tomadas e são responsáveis pela qualidade do que é produzido em
conjunto conforme as singularidades e necessidades de aprendizagem
dos alunos.
Objetivo:
Na
colaboração, ao trabalharem juntos, a meta é atingir objetivos
comuns, negociados pelo coletivo, com confiança mútua e
corresponsabilidade pela condução das ações, principalmente no
desenvolvimento de flexibilizações e adaptações curriculares de
pequeno porte, para o acesso ao currículo e formas diferenciadas de
avaliação para melhoria no desempenho acadêmico dos alunos com
NEE.
Ações
Colaborativas: Professores da Sala Comum, AEE , Equipe diretiva e
Pedagógica:
-
Utilização das horas atividades como espaços e momentos para
realização de encontros, troca de ideias e experiências e
flexibilizações curriculares necessárias ao atendimento do aluno;
-
Apoio adequado da gestão e equipe pedagógica em relação as
experiências positivas desenvolvidas em sala de aula para que os
professores possam sustentar as iniciativas que deram certo e manter
a continuidade ;
-
Observar os progressos e dificuldades dos alunos para que sejam
reformuladas ou reprogramadas as estratégias de trabalho pedagógico;
-
Analisar quais são as barreiras que impedem o desenvolvimento dessa
proposta e que ações poderiam ser criadas para superá-las;
-
Articulação da equipe diretiva e pedagógica com professores que
atuam na SRM com os professores de disciplinas valorizando e
considerando a contribuição de cada professor;
-
Contato com os pais dos alunos que não possuem atitudes corretas nas
aulas, estão faltando no AEE, estão sem medicação necessária,
com problemas emocionais ou outra necessidade especial temporária;
-
Aquisição
pelo diretor, de materiais pedagógicos para as salas de aula comum
e especializada;
-
Incentivo à família dos alunos para uma maior participação na
vida escolar dos filhos e conscientizando -os sobre a necessidade
de frequentar o AEE;
-
Trabalho conjunto com o professor do AEE e professora da sala de aula
oferecendo sugestões de atividades, metodologia variadas,
estratégias contextualizadas.
-
Contato frequente com a família e maior participação na escola
para relatar fatos de interesse, necessidades dos filhos, seus
desafios enfrentados em casa, e ajudar na sua disciplina.
Participação
de todos os profissionais da escola em formações continuada sobre a
área da Educação especial (agentes educacionais I e II) para
melhor apoio e parceria aos alunos com NEE
Ações
Colaborativas: Professores da Sala Comum
- Expor o conteúdo e explicações de frente para o aluno que possui NEE;
- Modificar a disposição das carteiras na sala de aula, quando necessário;
- Sentar o aluno no lugar mais adequado; Elogiar os avanços
- Manter a participação ativa do aluno, ainda que ele não seja capaz de desempenhar os mesmos papéis dos demais;
- Promover atividades que favoreçam o aprendizado, associando e comparando situações e/ou objetos já conhecidos, valendo-se dos concretos para apresentação dos conceitos;
- Ao final de cada tópico trabalhado, orientar e reorganizar todo o trabalho desenvolvido de forma lógica e linear;
- Retomar, sempre que necessário, os tópicos já desenvolvidos ;
- Garantir, sempre que possível, o ensino colaborativo, bem como, flexibilizações curriculares sempre que necessário, com apoio do especialista ou de outros colaboradores;
- Oferecer ao aluno com deficiência o maior número possível de informações sobre o assunto que está em discussão ou em aprendizado na sala, para que ele não fique deslocado;
- Orientar os demais alunos da turma para que respeitem as diferenças e limitações de cada um;
- Ajustar expectativas para os estudantes com deficiência na classe comum;
- Dar ênfase em projetos e atividades relacionadas à vida real dos alunos, trabalhando as competências e habilidades que o aluno possui;
- As atividades devem ser explicadas de forma lenta e tranquila, repetindo quantas vezes forem necessárias, (a repetição e rotina de aplicação das atividades, possui grande importância no desenvolvimento, compreensão e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual;
- Utilizar o interesse que o aluno apresenta por determinados assuntos, temas e formas de realizar as atividades, (assim é possível estar organizando e planejando adequadamente os desafios propostos aos alunos;
- Observar como o aluno reage e age em cada situação e atividades aplicadas, como as realiza.
- Trabalho em duplas ou grupos em sala de aula;
- Em atividades de matemática poderão ser utilizados os seguintes recursos: blocos lógicos, cussinerie, ábacos, calculadoras, tabuadas, dados, jogos, etc;
- Trabalhar juntamente com o aluno a auto-correção de suas atividades;
- Utilizar cartazes de referências e orientações, trabalho de campo, pesquisas, atividades com práticas e vivências estimulando o conhecimento e novas ações.
- Dar exercícios diferenciados, dosados, intercalando com momentos lúdicos. Periódicamente realizar uma atividade colaborativa orientada. Observação direta do professor para verificação dos alunos que resistem no trabalho colaborativo para que a equipe pedagógica possa intervir favoravelmente para mudança da situação
AGENTES
EDUCACIONAIS I E II
1-
Favorecer condições de socialização do aluno com deficiência e
seus pares durante o recreio e em outras atividades;
2-
Ser tolerante, reflexivo e flexível;
3-
Conhecer a realidade dos alunos dentro e fora da escola, com
reuniões dos pais dentro da escola;
4-
Auxiliar os alunos em suas necessidades, quando estiverem no pátio
ou em atividades extra-classe, na escola;
5-
Imprimir atividades para serem utilizadas pelo professor no AEE (
secretaria);
6-
Preparar os alimentos o dá-los aos alunos que necessitam ficar na
hora do almoço na escola ou que moram na zona rural, para
frequentar a SR à tarde ( caso isso seja acordado pela equipe
pedagógica da escola);
etc.
Ações
de
apoio e trabalho colaborativo do Professor Especializado junto aos
professores das salas comuns.
Elaboração
do Plano de atendimento especializado aos alunos contendo
sugestões que poderão ser utilizadas pelos professores da sala
comum;
|
Articulação
professor classe comum e sala de recursos
|
Auxiliar
os alunos nas atividades em que o aluno está apresentando
dificuldades na sala comum;
|
-
Participação nos conselhos de classe.
|
-Avaliar
o rendimento e qualquer avanço que o aluno tenha em relação ao
seu comprometimento
|
-
Planejamento em conjunto com o professor da sala comum
relacionando o conteúdo a ser trabalhado dentro das
possibilidades de aprendizagem do aluno
|
-
Adequar a metodologia de acordo com as necessidades dos alunos
atendidos
|
-
Verificar junto aos professores de Português e Mat. os conteúdos
pré requisitos para o aluno em cada bimestre (expectativas de
aprendizagem – Port. e Mat.))
|
-
Uso de material concreto, jogos, computador, softwares, etc,
adequados ao conteúdo
|
-
Mobilizar os demais alunos, conscientizando-os da importância da
cooperação, colaboração, na afetividade e aceitação do
aluno com NEE.
Estimular os alunos para ajudar os alunos nas tarefas escolares
que exige maior percentual de abstração.
|
Propor
trabalhos e atividades que possam auxiliar o desenvolvimento de
habilidades adaptativas: sociais, de comunicação, cuidados
pessoais, autonomia;
|
-
Reunião de pais para estarem conscientes do trabalho de sala de
Recursos e sua importância para o desenvolvimento do aluno
|
Utilizar
diferentes recursos para produção de escrita e leitura: letras
móveis, computador, lápis adaptados, jogos, etc;
|
-
Reunião com os profissionais da escola para conhecimento e
esclarecimentos sobre a educação inclusiva.
|
-
Trabalhos diversificados, teatros, danças, música...
|
-
Conhecer a realidade do aluno dentro e fora da escola com reuniões
de pais , discussões de casos, dentro da escola.
|
-
Exercícios diferenciados/ Expor os trabalhos dos alunos como
forma de valorização.
|
-
Vencida uma etapa passar a outra, graduando as dificuldades.
|
Avaliação do
Plano de trabalho Colaborativo
|
O
plano deverá ser avaliado durante toda a sua execução de forma
contínua.
O
crescimento e avanço dos alunos serão acompanhados pelos
professores da sala de aula regular e do AEE, através do PAE (Plano
de Atendimento Especializado e Relatório de Rendimento Escolar). e
anotações e registros dos professores da sala comum.
O
registro dos avanços dos alunos será feito visando o crescimento em
relação ao processo da leitura, da escrita , do conhecimento
matemático, das áreas do desenvolvimento e de outras disciplinas
curriculares.
O
Plano Colaborativo será reformulado se os objetivos não forem
atendidos às necessidades dos alunos inclusos.
RESULTADOS
ESPERADOS:
_Que
os alunos tenham melhor rendimento escolar, desenvolva de melhor
forma as áreas do desenvolvimento, domine o processo da escrita e
aproprie da leitura e dos conhecimentos do currículo escolar,
adquirindo competências e habilidades para o crescimento pessoal,
social e educacional.
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