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quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

JOGOS E BRINCADEIRAS NO AEE


TIRANDO AS DÚVIDAS:

1-Por que alguns alunos necessitam frequentar a Sala de Recursos?

R: Os alunos que frequentam a SRM necessitam do AEE porque não conseguem acompanhar de forma satisfatória o ensino regular, devido as suas necessidades educacionais especiais . Entre elas,  deficiência intelectual/nível cognitivo abaixo da média,  Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), deficiência Física- Neuromotora,  Transtornos Funcionais Específicos , Transtornos Globais do Desenvolvimento não especificados , autismo)

2. Descreva, separadamente, as características desses alunos.

R: Deficiência Intelectual ou nível cognitivo abaixo da média: o aluno com este diagnóstico possui duas ou mais limitações adaptativas, como por exemplo, a capacidade de lidar com atividades do dia a dia, o desenvolvimento da linguagem e o desenvolvimento social . Apresentam dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas (como as metáforas, a noção de tempo e os valores monetários), compreender e obedecer a regras, etc.
TDAH: transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade
DFN: condições orgânicas que de alguma forma, alteram o funcionamento normal do aparelho locomotor, comprometendo assim a movimentação e a deambulação da pessoa . Essas alterações podem ser em vários níveis: ósseo, articular, muscular e nervoso.
TFE: alteração em um ou mais dos processos cognitivos básicos envolvidos no entendimento e/ou no uso da linguagem oral ou escrita, que pode se manisfestar numa falta de habilidade para se expressar ou para compreender a fala , para ler, escrever, dominar a ortografia ou realizar cálculos matemáticos
TGD: são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Caracterizam-se pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades.

3. Quais as principais dificuldades apresentadas pelos alunos?
R: Dificuldades na resolução de problemas, compreensão de conteúdos abstratos, dificuldades na atenção/concentração, memória de curto e longo prazo, raciocínio lógico-matemático e verbal, sequência lógica, orientação espaço-temporal, coordenação motora (principalmente fina, orientação temporal, coordenação visomotora, lateralidade, dificuldades na compreensão/interpretação oral e escrita, leitura, produção textual, cálculos matemáticos, dificuldades na comunicação, interações sociais, compreensão dos conteúdos curriculares da série em que frequenta, etc.

4. Quais habilidades precisam de mais atenção? a) Cognitivas: b) Motoras:
R: As duas são importantes, visto que as habilidades motoras contribui para maior desenvolvimento nas áreas acadêmicas. As habilidades cognitivas incluem habilidades motoras, como: memória, atenção, percepção e uma categoria ampla conhecida como habilidades executivas . Essas atividades executivas ajudam a desenvolver outras habilidades que é essencial para a aprendizagem.  Dai a necessidade de trabalhar as áreas motoras e cognitivas com todos os alunos da SRM

5. Quais tipos de atividades você percebe que têm uma maior aceitação e quais não têm boa aceitação? Justifique.
R: As atividades de maior aceitação são as atividades lúdicas, que possuem desafios, atividades desenvolvidas fora da sala de aula onde eles participam de forma ativa, seja através de jogos, brincadeiras , dinâmicas, etc. As que eles não gostam são as atividades aplicadas de forma tradicional, exercícios repetitivos, que não fazem parte da sua realidade ou atividades que eles julgam não terem importância ou aplicabilidade na sua vida. Considero que eles gostem mais de atividades lúdicas porque elas são dinâmicas, interessantes , motivadoras e despertam o prazer, a emoção , o envolvimento

6. Em que a Educação Física pode contribuir para superar as dificuldades desses alunos?

R: Com certeza, ajudará na aquisição ou melhoria das habilidades motoras básicas como equilíbrio, lateralidade e orientação tempo-espaço, cognição, etc. Os alunos, participando de atividades lúdicas são incentivados a realizar contagens, comparação de quantidades , identificar algarismos, perceber intervalos numéricos, solucionar problemas, interpretar, desenvolve a oralidade, sequência lógica de pensamento, amplia a capacidade de utilização da memória, raciocínio lógico e dedutivo matemático, contribuindo para a aprendizagem de conceitos e dos conteúdos curriculares de outras disciplinas. Acredito ainda que a Educação Física auxiliará também para melhor automatização dos conteúdos, já que esses conteúdos serão trabalhadas de forma prazerosa, com expressão de sua afetividade e emocões, o que facilita a aprendizagem significativa

7. Qual a relevância dos Jogos e Brincadeiras para esses alunos?
R: A Educação Física além contribuir na aquisição de conteúdos acadêmicos, melhora a saúde física e mental dos alunos que é muito importante para o “aprender”. Ajudará também na interação dos mesmos com o mundo que os cercam e consigo mesmos , a terem maior participação, tornando-os desinibidos e consequentemente, com maior socialização.

8. Ao aplicar atividades de jogos e brincadeiras, há um melhor entendimento por parte dos alunos? Justifique.
Sim. Com a experiência o aluno consegue maior assimilação das habilidades receptivas e expressivas, principalmente na oralidade, há maior entendimento também na aceitação construção e aplicação de regras, melhora a criatividade, ajuda na resolução de problemas, na organização e planejamento, etc.

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