Em 2017, foi realizado, um trabalho coletivo com a turma de Pedagogia – 2º e 3º anos; a organização de um evento que promoveu a interação com as diversas escolas municipais e estaduais do município de Wenceslau Braz, tendo como objetivos: incentivar os alunos a planejar e executar trabalhos práticos referentes aos conteúdos abordados em sala de aula, despertar vocações, desenvolver a confiança e a segurança no trato com os problemas reais de inclusão educacional, incentivar o conhecimento científico de forma conjunta e possibilitar aos alunos a oportunidade de construir seu conhecimento de forma
interdisciplinar, criativa e contextualizada.
Os alunos foram divididos em grupos de trabalho para elaborar projetos e
organizar uma feira cultural referente ao tema inclusão educacional dos alunos com deficiência no contexto regular de ensino, proporcionando um contato mais profundo com a metodologia e execução de projetos. Cada grupo de trabalho foi responsável em pesquisar, planejar e elaborar, para posteriormente executar um projeto próprio, com os recursos de que dispõem, em uma área de deficiência pré definida com o professor orientador, proponente deste projeto na feira cultural. A elaboração deste projeto, teve foco nas principais ações: 1 – Elaboração do plano de ações e planejamento da implementação do stand que fez parte da feira cultural que foi realizada na instituição, com cronograma de atividades. 2 – Escolha do nome do stand pela a equipe organizadora. 3 – auxiliar na escolha da logomarca do evento aberto a alunos e profissionais da educação de ensino médio e fundamental da cidade.
O Evento FACEI- Feira Acadêmica Cultural da Educação Especial Inclusiva aconteceu no dia 30/11/2017 e foi um sucesso!!!
As principais atividades foram : Teatro de mímica retratando as dificuldades encontradas pelos cadeirantes e utilizários de andadores em relação à acessibilidade física , experiência sensorial e física , com a participação dos visitantes, onde eles puderam sentir na pela, por alguns minutos como é ser ou estar cadeirante e/ou com cegueira, resultados apresentados em cartaz da pesquisa de identificação de pessoas com altas habilidades/superdotação na instituição, resultado exposto da pesquisa realizada sobre a acessibilidade presente e não presentes nas agências bancárias de Wenceslau Braz, Siqueira Campos e Joaquim Távora, Túnel das sensações, experiência única , onde os acadêmicos e visitantes contextualizaram sobre os cinco sentidos do corpo humano e sentiram cada um deles: audição, olfato, visão e tato.
A atividade permitiu que os estudantes descobrissem diferentes sensações, manipulando texturas de diferentes artigos: eva, madeira, algodão, farinha de trigo, plástico-bolha, retalhos, tule, bolinhas de plástico e folhas secas estavam espalhados pelo Túnel, dança inclusiva, músicas tocadas e cantadas, exposições orais sobre temas da atualidade na área da Educação Especial , como Síndrome de irlen, ouvido Absoluto, Savantismo, etc , além dos stands , que mostraram jogos pedagógicos adaptados, confeccionados pelos alunos e expuseram de forma pedagógica e interessante o tema, com informações sobre as causas, prevenção, identificação e trabalho pedagógico com as deficiências e altas habilidades/superdotação no contexto regular de ensino , como estratégia de inclusão destas pessoas com necessidades educacionais especiais.
Abaixo , fotos e vídeos sobre o evento.
Grupo TGD: Trabalho Pedagógico e Atividades relacionadas ao Autismo
Grupo Surdez em Foco: Apresentação de Música em LIBRAS, materiais pedagógicos sobre a área da Surdez
Vivenciando na prática a DFN e a Cegueira : Uso de Vendas e Cadeiras de rodas com transposição de Obstáculos : Dinâmica com os participantes
Apresentações de música : aluno com Ouvido Absoluto : Altas Habilidades na Música
Mostra de Jogos Pedagógicos e outros Recursos Educacionais para inclusão dos alunos com Deficiências no Ensino Regular
Apresentação do coral- Música : O Caderno
Teatro com o Tema: Deficiência Física Neuromotora
Nenhum comentário:
Postar um comentário