Arquivo do blog

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

O trabalho Pedagógico com disléxicos


DISLEXIA


O trabalho Pedagógico com disléxicos , devem incluir:

*Consciência Fonológica - sons e suas características de combinação
Muito Importante: 
Atividades que envolvam exercícios com associação das palavras ; explicação dos fonemas e repetições tanto da leitura como da escrita


*Ortografia - uso de palavras chave, distinção entre vogais e consoantes, dígrafos, e demais regras de grafia, 

*Vocabulário - pré-requisito para compreensão, palavras derivadas, sinônimos e antônimos, Gramática - prefixos, sufixos, conjugação verbal, 

*Sintaxe, 

*Compreensão - estratégias de reconhecimento prévio do texto, como leitura de títulos e subtítulos, palavras em destaque, observação de gráficos e figura, enfim, indicadores do conteúdo e contexto do texto a ser lido, 

*Produção de Textos - geração de palavras-chave, organização de idéias, coerência, abertura e fechamento, 

*Pontuação - Entonação na Leitura e Escrita. 

Como estratégias de apoio, utilizar a área de interesse e atuação do indivíduo: esportes, culinária, economia, turismo; usando jornais, revistas, manuais, guias informativos, bulas, e-mails enfim uma seleção de material que seja parte do dia-a-dia do indivíduo, que desperte a atenção, interesse e a motivação deste. 

Utilizar abordagem multisensorial dirigida e estimulando ambos hemisférios cerebrais.

A utilização do computador com recursos de auto-correção é altamente recomendável, sempre que seja de interesse e relevância .




Como fica a auto-estima?
Dependendo de como transcorreram os primeiros anos de instrução, da gravidade do distúrbio, da reação dos professores e pais, da própria força interior de cada indivíduo, e da habilidade e manejo de estratégias de compensação, o impacto do déficit deixa maiores ou menores seqüelas na auto-estima. Alguns se lembram vividamente de apelidos que lhes foram atribuídos, ou expressões desabonadoras que deixaram grandes conseqüências; oplesmente suprimiram estas memórias. eitura e Escrita?

As dificuldades na esfera da Memória Verbal costumam ser outra área de impacto na dislexia, gerando confusões entre nomes semelhantes, muitas vezes provocando situações embaraçosas. Novamente, o fortalecimento da Atenção e o desenvolvimento de estratégias Visuais podem ser de grande auxílio – os exercícios comumente recomendados para fortalecimento de memória se aplicam aqui. O uso de agendas, listas e anotações funcionam como auxiliares, evitando confusões de nomes, datas, direções, endereços, e outras.

Outras áreas de performance podem também estar afetadas. Recente artigo em revista internacional menciona até dificuldades ao dirigir, principalmente devidas ao maior tempo de reação ante placas de sinalização e confusões de direção entre direita e esquerda.


Habilidades do Disléxico:

*Ótima noção de situação, com seu senso de contexto e oportunidade, 

*Aguçada percepção da tônica do momento, com apurada intuição e sensibilidade, 

*Excelente memória fotográfica e orientação espacial, 

*Grandes habilidades como estrategista e visão de conjunto, 

*Importantes habilidades sociais e empatia, 

*Desenvolvida competitividade e perfeccionismo, 

*Natural criatividade e inventividade, 

*Enorme alegria e espontaneidade.





.















Nenhum comentário:

Postar um comentário