DISLEXIA
O
trabalho Pedagógico com disléxicos , devem incluir:
Muito Importante:
Atividades que envolvam exercícios com associação das palavras ; explicação dos fonemas e repetições tanto da leitura como da escrita
*Ortografia - uso de palavras chave, distinção entre vogais e consoantes, dígrafos, e demais regras de grafia,
*Vocabulário - pré-requisito para compreensão, palavras derivadas, sinônimos e antônimos, Gramática - prefixos, sufixos, conjugação verbal,
*Sintaxe,
*Compreensão - estratégias de reconhecimento prévio do texto, como leitura de títulos e subtítulos, palavras em destaque, observação de gráficos e figura, enfim, indicadores do conteúdo e contexto do texto a ser lido,
*Produção de Textos - geração de palavras-chave, organização de idéias, coerência, abertura e fechamento,
*Pontuação - Entonação na Leitura e Escrita.
Como estratégias de apoio, utilizar a área de interesse e atuação do indivíduo: esportes, culinária, economia, turismo; usando jornais, revistas, manuais, guias informativos, bulas, e-mails enfim uma seleção de material que seja parte do dia-a-dia do indivíduo, que desperte a atenção, interesse e a motivação deste.
Utilizar abordagem multisensorial dirigida e estimulando ambos hemisférios cerebrais.
A utilização do computador com recursos de auto-correção é altamente recomendável, sempre que seja de interesse e relevância .
Como fica a auto-estima?
Dependendo
de como transcorreram os primeiros anos de instrução, da gravidade
do distúrbio, da reação dos professores e pais, da própria força
interior de cada indivíduo, e da habilidade e manejo de estratégias
de compensação, o impacto do déficit deixa maiores ou menores
seqüelas na auto-estima. Alguns se lembram vividamente de apelidos
que lhes foram atribuídos, ou expressões desabonadoras que deixaram
grandes conseqüências; oplesmente suprimiram estas
memórias. eitura e Escrita?
As dificuldades na esfera da Memória Verbal costumam ser outra área de impacto na dislexia, gerando confusões entre nomes semelhantes, muitas vezes provocando situações embaraçosas. Novamente, o fortalecimento da Atenção e o desenvolvimento de estratégias Visuais podem ser de grande auxílio – os exercícios comumente recomendados para fortalecimento de memória se aplicam aqui. O uso de agendas, listas e anotações funcionam como auxiliares, evitando confusões de nomes, datas, direções, endereços, e outras.
Outras áreas de performance podem também estar afetadas. Recente artigo em revista internacional menciona até dificuldades ao dirigir, principalmente devidas ao maior tempo de reação ante placas de sinalização e confusões de direção entre direita e esquerda.
Habilidades do Disléxico:
*Ótima noção de situação, com seu senso de contexto e oportunidade,
*Aguçada percepção da tônica do momento, com apurada intuição e sensibilidade,
*Excelente memória fotográfica e orientação espacial,
*Grandes habilidades como estrategista e visão de conjunto,
*Importantes habilidades sociais e empatia,
*Desenvolvida competitividade e perfeccionismo,
*Natural criatividade e inventividade,
*Enorme alegria e espontaneidade.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário