MITOS E VERDADES
Objetivo: Aumentar o nível de conhecimento acerca da Pessoa com Deficiência entre os participantes.
Material: • Cartão de questões (cada questão deverá ser escrita em um cartão); • Caixa ou saco para as questões; • Painel para o placar; • Pincel atômico.
Desenvolvimento: • Dividir os participantes em 2 grupos e realizar um jogo de acerto e erro; • Os grupos sorteiam e respondem as perguntas de forma intercalada; • O coordenador deverá ler em voz alta a pergunta sorteada; 31 • Após a resposta do grupo, o coordenador deverá dizer se a resposta do grupo está correta ou incorreta, lendo justificativa de ser MITO ou REALIDADE; • Cada resposta correta corresponde a 1 ponto; • Não há perda de pontos ao errar a resposta; • Caso um dos grupos opte por não responder, o outro grupo tem a opção de responder no lugar. Caso acerte, receberá 2 pontos nessa questão; • Vence a equipe que receber mais pontos durante o jogo.
Questões:
1. É obrigatório por Lei que se tenham vagas exclusivas destinado para Pessoas com Deficiência.
2. Todas as Pessoas com Deficiência já nasceram deficientes.
3. Segundo o Censo do IBGE, realizado em 2000, no Brasil existem menos de 25 milhões de pessoas que possui algum tipo de deficiência.
4. Uma pessoa de cadeira de rodas é considerada doente?
5. Pessoas que usam muletas são chamadas também de muletantes.
6. Segundo o Censo realizado pelo IBGE no Brasil (2000), entre as Pessoas com Deficiência, a predominância é de Pessoas com Deficiência Física.
7. Todas as pessoas que tem deficiência visual tem perda total de visão.
8. Uma Pessoa com Deficiência visual consegue utilizar o computador normalmente.
9. Ao ajudar uma Pessoa com Deficiência visual a atravessar a rua, o correto é você pegar no braço dela e auxilia-la até o outro lado da rua.
10.Para conduzir uma pessoa cega para sentar, direcione as suas mãos para trás do encosto do assento da cadeira.
11.O cão guia é dócil e por isso podemos acariciá-lo e alimentá-lo sem problemas.
12.A Pessoa com Deficiência visual tem o direito de entrar e permanecer com o seu cão-guia em ambientes de uso coletivo.
13.Todo surdo também é mudo.
14.Braile é a língua utilizada pelas pessoas que possuem deficiência auditiva.
15.Pessoas com Deficiência intelectual só estão bem com os seus iguais.
16.Em empresas com mais de 100 funcionários, é obrigatória a contratação de Pessoas com Deficiência?
Respostas:
1. VERDADEIRO - É obrigatório por Lei que se tenham vagas exclusivas destinado para Pessoas com Deficiência. As vagas de estacionamento exclusivas para deficientes físicos são regulamentadas por lei (DECRETO Nº 5.296 - DE 2 DE DEZEMBRO DE 2004 - Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das Pessoas Portadoras de Deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências), e demarcadas em diversas cidades do país, tanto em áreas públicas quanto privadas. São vagas que visam facilitar o acesso às pessoas com dificuldade de locomoção. Para utilização das vagas exclusivas, o deficiente físico deve portar em algumas cidades um cartão ou um adesivo emitido pelo órgão competente, ambos devem ficar visíveis no veículo em caso de utilização da vaga.
2. MITO - Todas as Pessoas com Deficiência já nasceram deficientes. As causas das deficiências são diversas. Existem casos, em que as pessoas já nascem com alguma deficiência. Há outros em que a deficiência é motivada por alterações físicas e biológicas que podem surgir ao longo dos anos. Tem ainda as deficiências decorrentes de doenças ou ocasionadas por acidentes.
3. MITO - Segundo o Censo do IBGE, realizado em 2000, no Brasil existem menos de 25 milhões de pessoas que possui algum tipo de deficiência. No Brasil existe cerca de 27 milhões de pessoas que possuem alguma deficiência.
4. MITO - Uma pessoa de cadeira de rodas é considerada doente? A pessoa que é cadeirante está privada de andar, mas pode ser que ela tenha uma saúde tão boa, ou melhor, do que a nossa. Devemos tratá-los normalmente como qualquer outra pessoa que conhecemos ou aquelas que fomos apresentados: com respeito, educação e simpatia.
5. VERDADEIRO - Pessoas que usam muletas são chamadas também de muletantes. As pessoas que usam muletas são também chamadas de muletantes. As pessoas que usam muletas têm um pouco mais de autonomia do que aquelas 33 que andam de cadeira de rodas, mas ainda assim podem precisar de ajuda em algumas situações.
6. MITO - Segundo o Censo realizado pelo IBGE no Brasil (2000), entre as Pessoas com Deficiência, a predominância é de Pessoas com Deficiência Física. Segundo o Censo realizado em 2000 pelo IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a grande predominância é de Pessoas com Deficiência Visual. No total dos casos computados no Censo, 41,8% envolvem pessoas com esse tipo de deficiência. Outros 8,3% possuem deficiência intelectual, 4,1% deficiência física, 22,9% deficiência motora e 16,7% deficiência auditiva.
7. MITO - Todas as pessoas que tem deficiência visual tem perda total de visão. Há muitos tipos de deficiência visual. Algumas pessoas vêem apenas o que está diretamente na sua frente e nada do que está ao lado, o que chamamos de visão tubular; outras enxergam os objetos como quebra-cabeças em que faltasse uma ou duas peças. Ainda há pessoas que têm baixa visão, enxergam muito pouco, mas são capazes de utilizar a visão para o planejamento e execução de uma tarefa. E têm aquelas pessoas que não enxergam absolutamente nada. A gravidade da deficiência visual depende da parte do olho que estiver danificada.
8. VERDADEIRO – Uma Pessoa com Deficiência visual consegue utilizar o computador normalmente. Hoje em dia existem softwares específicos para que as Pessoas com Deficiência visual tenham acesso a computadores.
9. MITO - Ao ajudar uma Pessoa com Deficiência visual a atravessar a rua, o correto é você pegar no braço dela e auxilia-la até o outro lado da rua. Coloque a mão dela no seu cotovelo dobrado ou no seu ombro, e deixe que ela acompanhe o seu corpo enquanto vai andando. Avise sempre com antecedência se há degraus, pisos escorregadios, buracos ou outro tipo de obstáculo que possa impedir a livre circulação de vocês durante o trajeto.
10. VERDADEIRO - Para conduzir uma pessoa cega para sentar, direcione as suas mãos para trás do encosto do assento da cadeira. Aproveite também para avisá-la se o assento possui ou não braços, assim ela 34 pode se orientar melhor em relação ao espaço e às pessoas presentes.
11. MITO - O cão guia é dócil e por isso podemos acariciá-lo e alimentá-lo sem problemas. O cão-guia acompanha o deficiente visual servindo-lhe de olhos. Portanto, nunca acaricie ou dê alimentos a esse animal. Os cães-guia têm um trabalho de muita responsabilidade e, de acordo com o seu treinamento, qualquer recompensa, seja carinho ou comida, é uma forma de avisá-lo de que está em seu momento de folga. Essas interferências desmobilizam a guarda e atenção do cão e podem colocar em perigo a vida do deficiente visual.
12. VERDADEIRO – A Pessoa com Deficiência visual tem o direito de entrar e permanecer com o seu cão-guia em ambientes de uso coletivo. A Lei nº 11.126/2005 assegura a essas pessoas o direito de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhadas de seu cão-guia.
13. MITO - Todo surdo também é mudo. A maioria das Pessoas Surdas não é muda. Com o auxílio de fonoaudiólogo, muitas vezes eles conseguem desenvolver a linguagem oral. Existem os surdos mais oralizados, que muitas vezes preferem se comunicar por meio da fala e da leitura oro-facil (leitura dos lábios e dos músculos da face).
14. MITO - Braile é a língua utilizada pelas pessoas que possuem deficiência auditiva. O método Braile de escrita e leitura é voltado aos Deficientes Visuais. O sistema Braile é um conjunto de pequenos pontos - sinais em alto relevo - através dos quais os deficientes visuais passam os dedos e conseguem identificar a letra correspondente. As pessoas que tem deficiência auditiva se comunicam em Libras – linguagem de sinais.
15. MITO - Pessoas com Deficiência intelectual só estão bem com os seus iguais. O relacionamento com Pessoas sem Deficiência pode ajudar no desenvolvimento delas. Portanto, essa interação é essencial.
16. VERDADEIRO – Em empresas com mais de 100 funcionários, é obrigatória a contratação de Pessoas com Deficiência. A Lei 7853/89 e o Decreto 3298/99 determinam que as empresas reservem uma quantidade (2% à 5%) de vagas para os profissionais com deficiência proporcionalmente ao número de funcionários contratados
Nenhum comentário:
Postar um comentário