Arquivo do blog

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Operações Matemáticas com jogos: baralho, bingo e dominó

 Atividades:


Professor, o jogo do bingo contendo adição, subtração, cálculo mental, poderá ser realizado de diferentes formas. Apresentaremos duas opções.

JOGO DO BINGO

1ª sugestão:

Providencie uma cartela de bingo contendo 15 números para cada aluno.


Em seguida, escreva uma operação de cada vez no quadro, se preferir fale as operações para as crianças.    


Os alunos deverão fazer os cálculos mentais e quando encontrarem o valor deverão marcá-lo na cartela, se preferirem, os alunos poderão anotar as operações no caderno, resolvê-las e depois marcarem na cartela.   

2ª sugestão:  
Para essa opção, você irá precisar:
Material:
  •          Cartela;


  •          Lápis;
  •          100 fichinhas numeradas de 100 a 199;
  •          Grãos de feijão;
  •          Pedrinhas.
Modo de jogar:
Escolha 9 números de 100 a 199 e escreva-os na cartela. Ao sortear o número você poderá trabalhar da seguinte forma: É o sucessor de 101. É o antecessor de 151. É formado  por 1 centena, 3 dezenas e 7 unidades. É o resultado de 100 + 50. É o resultado de 115 -13. Enfim, professor, crie diferentes desafios para que os alunos resolvam.

2ª atividade:

Professor, o jogo de dominó com operações além de aproximar os pares, desenvolve o raciocínio matemático.
Vamos jogar?
DOMINÓ

Material:

  •          Papel de rascunho;
  •          Lápis para os cálculos;
  •          20 peças de dominó;


Fonte: Acervo da autora 
  •          Tesoura sem ponta.
Jogadores: 2 ou 3 participantes.
Objetivo: Encaixar todas as peças que estiverem na mão.
Regras:

  •         Embaralhar e distribuir sete (7) peças para cada jogador. Se sobrarem peças, deixá-las como reserva.
  •         Decidir quem inicia o jogo.
  •         O primeiro jogador vira uma peça sobre a mesa.
  •         O jogador da direita verifica se há em sua mão um peça contendo um resultado igual a um dos resultados de peça que está sobre a mesa.
  •         Se houver, junta a sua ficha à da mesa, deixando encostados os resultados iguais.
  •         Se não houver, pega uma a uma peças da reserva, até encontrar uma peça que encaixe com a da mesa.
  •         Se as peças da reserva acabarem, o jogador passa a sua vez para o próximo jogador. Este procede da mesma maneira, buscando resultados iguais aos das extremidades.  
Vencedor: o jogador que conseguir encaixar todas as suas peças primeiro.
Professor, nos sítios a seguir você encontrará jogos que contemplam as quatro operações:


3ª atividade:

Professor, nesse momento sugerimos uma atividade com baralho.

BARALHO INTELIGENTE




Fonte: Acervo da autora


MATERIAL:

  •       288 cartas de 4cm x 7 cm , contendo 144 com operações desejadas e 144 com os resultados;
  •          48 cartas para cada grupo de 4 alunos.
  •          Tesoura sem ponta.


Em cartolina recortam-se 48 cartas para cada grupo de três ou quatro jogadores: 24 com as operações desejadas e 24 com os resultados. Para as séries iniciais, as operações serão de adição e de subtração, dependendo do conteúdo ou do nível dos alunos, as cartas poderão conter operações de multiplicação e divisão, mais simples ou mais complexas, bem como outros conceitos matemáticos, dependendo do nível da turma.

PROCEDIMENTOS:

  •        No centro da mesa, colocam-se as 24 cartas, viradas para baixo,  formando  montinhos contendo os resultados.
  •        As outras 24 cartas contendo as operações serão divididas entre os participantes .
  •        Cada aluno desvira uma carta da mesa. Encontrando a resposta certa para uma das cartas que tem na mão, forma com ela um par e ganha um ponto, se a resposta não corresponder a nenhuma das operações contidas em suas cartas, recoloca a carta no centro da mesa, com o resultado para baixo, reiniciando, desse modo, um segundo monte, e passa a vez para o companheiro.
  •         Se o aluno comprar a carta com o resultado 8, por exemplo, e formar um conjunto com a carta 11 – 4, o resultado estará errado e ele perderá um ponto.
  •         A conferência dos resultados e a marcação dos pontos será feita numa ficha, pelos próprios alunos


Atividade retirada do site :  
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35693


Nenhum comentário:

Postar um comentário