Orientações;
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Ensine a criança e o jovem sobre sua deficiência e sobre o que eles
podem ver ou não poder ver bem (muitas crianças não têm
consciência disso).
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Os alunos com baixa visão deverão trabalhar olhando para os objetos
e para as pessoas (algumas crianças apresentam comportamento de
cegos, olham para o vazio. Peça para que “olhe” o objeto ou
pessoa em questão).
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Ajude-o a desenvolver comportamentos e habilidades para participar de
brincadeiras e recreações junto com os colegas, facilitando o
processo de socialização e inclusão.
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Oriente o uso de contraste claro e escuro entre os objetos e seu
fundo.
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Estimule o aluno a olhar para aspectos como cor, forma e encoraje-o a
tocar nos objetos enquanto olha.
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Lembre-se que o uso prolongado da baixa visão pode causar fadiga.
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Seja realista nas expectativas do desempenho visual do estudante,
encorajando-o sempre ao progresso.
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Encoraje a coordenação de movimentos com a visão, principalmente
das mãos.
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Oriente o estudante a procurar recursos como o computador pois, ele
se cansará menos e aumentará sua independência.· Pense nos
estudantes com baixa visão como pessoas que vêem.
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Use as palavras “olhe” e “veja” livremente.
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Esteja ciente da diferença entre nunca ter tido boa visão e tê-la
perdido após algum tempo.
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Compreenda que o sentido da visão funciona melhor em conjunto com os
outros sentidos.
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Aprenda a ignorar os comentários negativos sobre as pessoas com
baixa visão.· Dê-lhe tempo para olhar os livros e revistas,
chamando a atenção para os objetos familiares. Peça-lhes para
descrever o que vê.
-
Torne o “olhar” e “ver” uma situação agradável, sem
pressionar.
OBS:
Deve-se evitar fazer tudo pela criança com baixa visão para que ela
não se canse ou se machuque. Ela deve ser responsável pelas
próprias ações.
NÃO
ÓPTICOS PARA BAIXA VISÃO
Os
recursos não ópticos são aqueles que melhoram a função visual
sem o auxílio de lentes ou promovem a melhoria das condições
ambientais ou posturais para a realização das tarefas (podem ser
efetuados pelo professor). (K.José et al). Os meios para que se
consiga esta melhora são:
-
Trazer o objeto mais próximo do olho, o que aumenta o tamanho da
imagem percebida (ou seja, deixe a criança aproximar o objeto do
rosto ou aproximar-se para observar algo, como por exemplo, a lousa
ou a TV);
-
Aumentar o tamanho do objeto para que ele seja
percebido.
CARACTERÍSTICAS
DE MATERIAL IMPRESSO PARA BAIXA VISÃO
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Desenhos sem muitos detalhes (muitos detalhes confundem);
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Uso de maiúsculas;
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Usar o tipo (letra) Arial;
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Tamanho de letra em torno de 20 a 24 (ou seja, ampliada);
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Usar entrelinhas e espaços;
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Cor do papel e tinta (contraste).
FORMAS
DE AMPLIAÇÃO
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Fotocopiadora;
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Computador;
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Ampliação à mão: é a mais utilizada e deve seguir requisitos
como tamanho, espaços regulares, contraste, clareza e uniformidade
dos caracteres.
MATERIAIS
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Lápis 6B e/ou caneta hidrográfica preta;
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Cadernos com pautas ampliadas ou reforçadas;
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Suporte para livros;
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Guia para leitura;
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Luminária com braços ajustáveis.
MAIS
SUGESTÕES
Nos
CAPES pode ser encontrado o caderno com pauta ampliada (mais larga)
para alunos com baixa visão; mas também pode ser confeccionado
utilizando o próprio caderno do aluno riscando com uma caneta
hidrocor preta uma linha sim, outra não. Como normalmente os
cadernos encontrados hoje em dia as linhas são claras, não haverá
problema pois, normalmente o aluno não consegue enxergar as linhas
mais clara somente as mais escuras e ele poderá escrever no espaço
entre elas (no caso utilizando 2 linhas).
Fonte: http://dvsepedagogia.blogspot.com/search/label/Sugest%C3%B5es%20para%20professores
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