Sugestões de Trabalho Pedagógico:
Neste post , vou comentar sobre a tabuada, porque é uma grande dificuldades dos alunos que possuem , principalmente TFE. Muitos deles inciam a fase fundamental II, 6º ano, compreendendo o processo, mas a maior dificuldade é na memorização. E isso traz grandes consequências no aprendizado dos conteúdos da sala comum, pois mesmo que o aluno saiba o conteúdo ( por exemplo: como resolver operações matemáticas de multiplicação) não vai conseguir bons resultados por não ter memorizado a tão temível tabuada.
Na
minha experiência em Sala de Recursos Multifuncional, percebi que as
maiores dificuldades se encontram na tabuada do 7, 8 e 9.
Por
este motivo, resolvi pesquisar alguns recursos e metodologia em
alguns sites e disponibilizar para auxiliar os professores que também
possuem estas dificuldades com seus alunos.
Todas
as sugestões apresentadas, eu trabalho com meus alunos, mas por
último, vou colocar as que surtiram maior efeito e compreensão por
parte deles... Depois de trabalhar com eles da forma que vou expôr,
acabaram-se o problema!!! Graças a Deus !!! Espero que também
auxiliem vocês!!! Abraços
O
vídeo “Como fazer tabuada com as mãos”, disponível em: <http://www.manualdomundo.com.br/2012/11/como-fazer-tabuada-com-maos-e-dedos/>,
acesso em:
06 de jul. 2014, ensina como fazer a tabuada da multiplicação,
a partir do 6 (os fatos considerados mais difíceis de serem
memorizados) com as mãos, escrevendo números nas pontas dos dedos e
fazendo pequenos cálculos.
O
vídeo disponível no site:
Também
explica COMO FAZER TABUADA COM AS MÃOS
No
sítio: “Tabuada do Dino”. Disponível em:
https://www.atividadesdematematica.com/jogar-gratis/jogo-tabuada-do-dino
https://www.atividadesdematematica.com/jogar-gratis/jogo-tabuada-do-dino
acesso
em: 06 de jul. 2014, você encontra um jogo com níveis
fáceis e difíceis, envolvendo cálculos relacionados às quatro
operações e estimula o raciocínio, a concentração. Você escolhe
uma das quatro operações, dependendo da necessidade dos alunos e do
conteúdo em que está sendo trabalhado. Cada vez que o jogador
acerta aparece um dinossauro vibrando de felicidade, mas se erra ele
faz uma cara de choro. O jogador escolhe o número da tabuada que
quer brincar.
Fonte:
Sítio disponível em:
<http://www.escolagames.com.br/jogos/tabuadaDino/>.
Acesso em: 06 de jul. 2014.
No
sítio: “Gen Magic”. Disponível em: <http://www.genmagic.org/mates3/jtauc.swf>. Acesso em: 06 de jul. 2014 , você encontra um jogo que está em língua
espanhola, mas isso não atrapalha o entendimento dele. Deve ser
jogado por duplas. O jogador 1 é definido pela cor azul e o jogador
2 é definido pela cor vermelha. Cada jogador tem a sua vez de jogar.
Inicialmente o jogador 1 escolhe a operação clicando sobre os
números escolhidos na barra abaixo e logo depois, clica sobre o seu
resultado no quadro à direita. Se errar vai marcando os pontos no
placar à esquerda. E depois o jogador 2 percorre o mesmo caminho
marcando os números de sua preferência. Ganha quem tiver menos
erros marcados
Esta tabela tenho exposta na SRM, também auxilia muito na sistematização e ampliação do repertório de multiplicações e exploração das relações de proporcionalidade envolvidas nas multiplicações.
Esta outra tabela, de forma muito similar, eu tenho em uma das paredes da Sala de recursos em que atuo. É uma maravilha, pois quando eles se esquecem da tabuada correm dar uma espiadinha, rsrsrs...
TABELA
II -
É também chamada de "tabuada reduzida". Ela apresenta
apenas os produtos a serem memorizados, 55 ao todo. É o que sobra
quando você tira as multiplicações de ordem comutativa (a ordem
dos fatores não altera o produto), ou seja, aquelas que se repetem
(1 x 2 = 2 x 1). CLIQUE
AQUI para
imprimir um dominó que trabalha essa propriedade. Ela também serve
de controle nos exercícios.
Memorização
da Tabuada
Além de compreender o processo da tabuada é precisomemorizar os produtos. Nós precisamos de cálculos rápidos para resolver problemas no cotidiano, e se a tabuada estiver memorizada tudo vai ser muito tranquilo. Para nossos alunos com deficiência intelectual e TFEconseguir memorizar é um avanço muito grande e vai trazer a eles prazer e melhoria da autoestima.
Encontrei na internet procedimentos padrões para memorizar a tabuada . Achei estas estratégias muito interessantes. Vejam só:
Além de compreender o processo da tabuada é precisomemorizar os produtos. Nós precisamos de cálculos rápidos para resolver problemas no cotidiano, e se a tabuada estiver memorizada tudo vai ser muito tranquilo. Para nossos alunos com deficiência intelectual e TFEconseguir memorizar é um avanço muito grande e vai trazer a eles prazer e melhoria da autoestima.
Encontrei na internet procedimentos padrões para memorizar a tabuada . Achei estas estratégias muito interessantes. Vejam só:
TABUADA
DO 5
Quando o 5 multiplica um número par, o produto vai terminar com zero. E quando o 5 multiplica um número ímpar, o produto vai terminar com cinco.
Quando o 5 multiplica um número par, o produto vai terminar com zero. E quando o 5 multiplica um número ímpar, o produto vai terminar com cinco.
TABUADA
DO 7
Meus alunos adoraram este joguinho “da velha” para memorizar os produtos
Meus alunos adoraram este joguinho “da velha” para memorizar os produtos
A
TABUADA DO 8
Esta
tabuada era um grande problema a meus alunos . Achei este vídeo no
youtube e expliquei a meus alunos . Eles rapidamente compreenderam e
depois realizamos vários treinos para fixação. Foi um sucesso!!!
TABUADA
DO 9
Essa é muito fácil. Veja a dica no desenhos abaixo:
Essa é muito fácil. Veja a dica no desenhos abaixo:
Primeiro
escreva os números de 0 a 9 em ordem crescente de cima para baixo.
Depois escreva os números de 0 a 9, em ordem crescente, de baixo
para cima.
E
se você acha que já viu tudo sobre tabuada aqui, experimente
passear pelo youtube procurando vídeos sobre o tema. Você vai se
impressionar com a quantidade de dicas
Créditos a :
Créditos a :
Nenhum comentário:
Postar um comentário