Cinco atividades lúdicas de Português
Publicado
em 29
de novembro de 2015 por Icepe
Brasilia
Observando
a comunicação como meio e fim do processo, propomos aqui cinco
atividades interativas para aumentar a confiança do aprendente e sua
fluência, contribuindo para o processo de sociabilização desse
sujeito dentro da sala de aula e na comunidade de imersão.
As
atividades abaixo propostas são resultados da nossa prática docente
e, principalmente, das discussões e reflexões com nossos pares.
Vamos lá?
1. Um minuto!
Sugestão
de nível: básico ou
intermediário
Objetivo
da atividade: recapitular
o vocabulário específico trabalhado em uma aula (culinária, partes
da casa, partes do corpo, cores…)
Quantidade
de alunos: pares,
trios ou quartetos.
Proposta:
O
professor entrega aos alunos uma folha de papel com linhas numeradas
e, com um cronômetro, solicita que escrevam em um minuto a maior
quantidade de palavras que lembrarem sobre o campo semântico
escolhido. Ao final, o professor troca as folhas e os grupos
adversários devem corrigir as listas escritas pelos colegas para
contar quantas palavras estão adequadas à dinâmica e grafadas
corretamente. Vence o grupo com mais acertos.
2. Concurso de pronúncia
Sugestão
de nível: todos
Objetivo
da atividade: praticar
a pronúncia e trabalhar dificuldades de percepção e produção
oral.
Quantidade
de alunos: pares,
trios ou quartetos.
Proposta:
Com
base nas línguas faladas pelos aprendentes e suas dificuldades
fonéticas, o professor seleciona trava-línguas para a leitura em
sala. O professor não deve ler o trava-línguas inicialmente, mas
sim pedir que os alunos leiam e usem de sua compreensão e produção
prévia. Cada dupla ou grupo deve indicar um colega para ler o
trava-línguas da vez. Ao final da rodada, ganham pontos os grupos
com pronúncia adequada, ou seja, que não possa gerar falhas de
comunicação.
Exemplos:
O
rato roeu a roupa do rei do Roma. A rainha raivosa rasgou o resto.
A
aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a
rã, nem a rã arranha a aranha.
A
vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.
3. Personalidade secreta
Sugestão
de nível: básico
ou intermediário
Objetivo
da atividade: praticar
o vocabulário sobre descrição física ou psicológica de pessoas.
Quantidade
de alunos: pares,
trios ou quartetos.
Proposta:
Para
cada grupo, o professor deve entregar uma fotografia ou mostrar uma
imagem de uma personalidade conhecida mundialmente. Os aprendentes
deverão criar cinco pistas concisas sobre a aparência e a carreira
da personalidade em questão para desafiar os outros grupos. Vence o
grupo que descobrir a personalidade secreta com menos pistas.
Exemplos:
- Ele é argentino e mora na Europa.
- É sorridente, simpático, comunicativo e fala várias línguas.
- Ele tem estatura mediana, é calvo e usa roupas brancas.
- É um líder religioso.
- Mora no Vaticano.
4. História sem pé nem cabeça
Sugestão
de nível: intermediário
Objetivo
da atividade: trabalhar
um tempo verbal específico.
Quantidade
de alunos: no
mínimo, uma dupla.
Proposta:
O
professor deve preparar uma pequena apresentação em sequência de
imagens com conteúdo inusitado. Para começar, deve-se contar o
início de uma história para a turma. Após a introdução, o
professor mostra a primeira imagem e um aprendente deve continuar o
relato seguindo duas premissas: a inclusão da imagem no enredo e a
utilização do tempo verbal escolhido.
Exemplo
(com o pretérito perfeito do indicativo):
Um
dia, a mãe disse para o filho não comer a sobremesa antes do
almoço. O menino não obedeceu à mãe e foi direto para a
geladeira, quando encontrou…
Aprendente 1: “…um
gato! O gato ficou assustado e fugiu.”
5. O prato do dia
Sugestão
de nível: básico
ou intermediário
Objetivo
da atividade: praticar
o vocabulário relacionado à alimentação e à culinária.
Quantidade
de alunos: duplas,
trios ou quartetos.
Material
necessário: folhetos
de promoções de supermercados
Proposta:
O
professor deve exibir uma receita rápida aos estudantes. Depois
disso, o professor deverá entregar os folhetos aos alunos e dar, em
média, dois minutos para que eles façam uma lista dos ingredientes
da receita usando o vocabulário presente no folheto. Vence o grupo
que conseguir listar a maior quantidade de ingredientes e reescrever
a receita fazendo substituições aos ingredientes.
Dica:
O
canal Allrecipes
Brasil no Youtube tem
receitas fáceis de, em média, 3 minutos, como a simples Torta
de limão com merengue:
Nenhum comentário:
Postar um comentário